domingo, 31 de maio de 2015

O AVANÇO TECNOLOGICO DENTRO DA ESCOLA

 -Com o avanço tecnológico favorável para o ensino público ou privado. 
- Um dos pontos positivos é a facilidade de encontrar "certos" assuntos na internet ao invés de buscar em livros, revistas e etc... 
- Vão buscar em sites de busca por conta da facilidade que o avanço tecnológico nos traz. Outro ponto desta vez "negativo" é o desinteresse em buscar em livros, justamente por achar uma certa facilidade tecnológica.
- Um ciclo vicioso onde se alia desinteresse e tecnologia.



Alunos: Fernanda, Lilian, Liliane, Juliana Silva, Raquel
Série: 2º C, matutino

O uso de drogas na adolescência

O uso de drogas na adolescência vem aumentado a cada geração que se passa, e traz riscos e conseqüências quase que incontáveis, e não somente para os usuários e dependentes, mais também para os amigos, familiares e pessoas à sua volta.
Ouvimos e vemos quase o tempo todo o resultado do começo precoce do uso de drogas, na internet, televisão e jornais somos avisados que a mais trágica saída do vicio é a morte. E quando os jovens e adolescentes começam a usar qualquer tipo de drogas, a maioria, entram no tráfico e roubos para sustentar a sua dependência.
Como existe uma ética nessa faixa etária, que é a adolescência, que consiste em estudar, ajudar os pais e viver com padrões de saúde e bem estar, o uso de drogas quebra esse ciclo pois tira garotos e garotos das escolas, tira a sua saúde e deteriora a vida familiar.
Então devemos ficar atentos, pois devemos preservar essa ética determinada pela sociedade e que nós temos que seguir pra termos uma vida longa e tranquila.



Fonte das imagens: www.google.com

Alunos : Helon, Ednaldo, Rudivan, Felipe e Mateus Lima
Série 1º ano B, matutino

Visão do aluno X Visão do Professor

Será que os direitos dos alunos estão sendo respeitados? E será que os alunos estão respeitando e cumprindo com os seus deveres ?

Entrevista – Visão do aluno X Visão do Professor
Entrevista com: João Victor Costa Teles Llorens, 16 anos, aluno do Colégio Estadual José Ferreira Pinto 1º C
1- No seu ponto de vista João Victor, você acha que os direitos dos alunos estão sendo respeitados?
R- Para mim, os direitos dos alunos estão sendo respeitados precariamente, em alguns momentos sim e em outros não, isso não pode ser aceito, isso e incorreto.

2- Para você João Victor, os alunos estão respeitando e cumprindo os seus deveres dentro do ambiente escolar?
R- A maioria dos alunos não estão cumprindo e respeitando os seus deveres, os demais não estão tendo uma educação adequada, faltando com o respeito com alguns professores e, por conta disso, consequentemente estão ocasionando confusões, brigas, discussões em sala de aula.

3- O que você acha que deve ser feito para isso se modificar? Qual o seu legado referente a toda essa situação que está ocorrendo, sobre os direitos e deveres dos alunos ?
R- Eu acho que os direitos e deveres dos alunos, como o dos professores são essenciais para a constituição de uma sociedade, com respeito e organização. Espero que cada aluno e professor respeite uns aos outros e que cada um cumpra seus objetivos e deveres sem atrapalhar um ao outro, no caso o aluno e o professor. 

Entrevista com: Péricles Barbosa Lima de Souza, 41 anos, aluno do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, 18 anos na profissão de professor


1- No seu ponto de vista professor Péricles de Souza, o senhor acha que os direitos dos alunos estão sendo respeitados?
R- A nível de direitos a escola tenta proporcionar um ambiente adequado, mas muitos vezes o próprio aluno não permite que o papel da escola seja exercido.

2- Na sua opinião, os alunos estão respeitando e cumprindo os seus deveros dentro do ambiente escolar?
R- Em relação aos deveres dos alunos, a maioria não estão sendo cumpridos, eles estão deixando de fazer as suas atividades, seus trabalhos e, não só a nível de disciplina como o seu dever de respeito ao próximo.

3- O que pensa em ser feito para isso se modificar? Qual o seu legado referente a toda essa situação que está ocorrendo, sobre os direitos e deveres dos alunos ?
R- Eu percebo que a maioria dos alunos estão sem objetivo e que os demais estão estudando e frequentando as salas de aula por obrigação dos pais. Para tudo ocorrer adequadamente depende de que os alunos crê seu próprio objetivo de vida, que ele perceba o que ele quer.
Respeitar o próximo, não o aluno mais o professor também, consequentemente proporcionar um local adequado para o estudo.

Alunos: Mariana, Karla, Thaisla, Naiara, Nadla, João Vitor, Sara
Série: 1º C, matutino

Desigualdade social no esporte

O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou quatro torcedores do Grêmio à Justiça, por injúria racial contra o goleiro Aranha, do Santos.
Os incidentes ocorreram no dia 28 de agosto de 2014, na Arena do Grêmio, em jogo contra o Santos pela Copa do Brasil. Câmeras de emissoras de televisão flagraram Patrícia gritando a palavra "macaco" e os demais imitando gestos do animal na arquibancada atrás do gol do time visitante.
Quatro torcedores foram denunciados pelo Ministério Público mesmo sem a representação formal do goleiro Aranha. Isso porque a Justiça entendeu que o registro do boletim de ocorrência feito pelo atleta um dia depois do ocorrido foi suficiente para que ele manifestasse seu desejo de seguir com a investigação.
A primeira atitude da promotoria foi pedir a proibição imediata dos denunciados de entrarem em estádios de futebol durante os jogos do Grêmio.
A desigualdade social esta atingindo também o esporte como ato de racismo contra a cor da pele dos jogadores que por ser negros são chamados de macaco.


Alunos: Igor Vinicius, Igor Rangel, Adailson Lima, Wallison Profeta, Lucas Moreira, Ian Vitor
Série: 1º A, matutino

Laboratório de Informática do Ferreira


Alunos: Ed Carlos, Jefferson, Pedro, Bruno
Série: 1º ano A

Ventiladores do Ferreira



Alunos: Natália, Marcos Robério, Claúdia Eduarda, Camila, Milena, Laila, Geovane
Série: 1º A, vespertino

Lixo no Ferreira


Alunos: Beatriz, Ana Sheila, Taina, Stefane, Laiane
Série: 1º A, vespertino

Homenagem as mães

Homenagem as mães, apresentada no Ferreira Pinto no dia 14/05/15. Com o tema da música de Roberto Carlos " Como é grande o meu amor por você" e fonte das imagens www.google.com

Alunos: Rangel, Milena, Paloma, Veridiane, Jerliane, Ivan Ramile
Série: 1º C, vespertino

Programa Mais Educação no Ferreira 1

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
O projeto Mais Educação do C.E.J.F.P atua nos turnos matutino e vespertino, em turno oposto ás aula sem que tenha interferência na sua trajetória. Oferece aulas de violão , flauta , teclado , karatê , reforço escolar , entre outros. Tem como responsável a professora Maria Luiza, que juntamente com a diretora Andréa Pinheiro , tem proposto aos alunos mais informações, dando assim oportunidade de formação de alunos mais estruturados para o futuro.





Alunos: Luan, Mª Paula, Adriano, Lorena, Lucineide, Valéria, Grazyelle
Turma: 1º C, vespertino

Entrevista com uma cadeirante do Ferreira

Grupo: Seu nome?
Entrevistada: Vitória Gomes Guimarães

Grupo: Idade?
Entrevistada:17 anos.

Grupo: Você gostou do colégio?
Entrevistada: Sim. Muito até agora.

Grupo: Em algum  momento, pensou que poderia sofrer com o preconceito dos alunos do colégio?
Entrevistada: Sim. Porém depende das pessoas, esperamos de alguns.

Grupo: Em relação a sua deficiência física você sofre com ela a quantos anos?
Entrevistada: Sofro com ela a um ano.

Grupo: Você achou que poderia fica solitária sem fazer amizades?
Entrevistada: Não Com certeza não, por que sou fácil de fazer amizades.

Grupo: O que você esperaria do colégio em relação a sua deficiência?
Entrevistada: Que ele deveria ser mais adaptado.

Grupo: O que você acha que devia colocar no colégio pra que você se adapte mais?
Entrevistada: Uma rampa.

Grupo: O que você gostou do colégio?
Entrevistada: Das amizades, das pessoas e da forma que sou tratada

Grupo: O que você espera desse ano em relação ao colégio?
Entrevistada: Espero que continue do mesmo jeito até agora

Grupo: E sua opinião sobre o colégio em geral?
Entrevistada: É bom, o que esta faltando é acessibilidade para os cadeirantes.

Grupo: Muito obrigado!

Alunos: Gleisiane,Vitória, Laiza, Maele eThaiarly
Série: 1º B, matutino

Obesidade!

Fonte: http://www.appp.com.br/blog/obesidade-como-o-organismo-e-afetado/4636/

Alunos: Ana Karolina, Rejane, Rebeca, Jeferson, Joab
Turma: 1º B, vespertino

terça-feira, 26 de maio de 2015

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Jogos educativos: meio ambiente e saúde

O site Ludo Educativo é um conjunto de  jogos educativos para aprender jogando, pois somos mais produtivos e comprometidos quando fazemos algo que nos diverte e nos interessa.
Com reforços positivos nas áreas de saúde, cultura, lógica e meio ambiente e ligado ao meio de tarefas simples baseadas na repetição e premiação imediata, são exercitada a a capacidade de resolver problemas, assim como sua estratégia e outras habilidades.

Alunos: Barbara, Elisnan, Gabriell Cardoso, Lucas, Mateus Souza, Raana, Patrick
Turma: 2º B, matutino

Pesquisa sobre drogas

A amostra foi feita com  64 jovens com idade 15 a 20 anos, A pesquisa teve o intuito de saber o que os jovens e adolescentes acham sobre as drogas . 
As bebidas alcoólicas e o cigarros são portas de entradas para drogas ilícita como o crack? 

Em relação a Lei que proíbe a saída de menores a partir das 22:00 horas sem a presença dos pais.
Proibir entradas de menores em festas noturnas com tenha a venda de bebidas alcoólicas?
E qual droga mas afeta a família ?

Grupo: Mara Emilia, Reinaldo, Tais, Beatriz, Karolyne
Turma: 1º B, matutino

domingo, 24 de maio de 2015

Falta d'água!

Grupo: Barbara, Elisnan, Gabriel Cardoso, Lucas, Mateus Souza, Raana e Patrick
Turma: 2º B, matutino

Estrutura adequada para receber cadeirantes na escola

O comportamento da juventude atual em relação aos deficientes físicos, pode ser melhorado,  pois os deficientes merecem ser tratados com dignidade, afinal eles são pessoas iguais a nós.
Os deficientes físicos são pessoas que possuem alguma deficiência física,  ou seja,  alguma deficiência no seu corpo. 
 Atualmente,  algumas escolas tem estrutura para receber deficientes físicos, mas, isso não e comum em todas as escolas públicas. 
 As vezes,  não percebemos, ou não ligamos para uma rampa, por exemplo: mas ela faz toda a diferença para um cadeirante.
 No Ferreira,  vemos que existe algumas estrutura aptas para serem usadas por deficiente físico.  Porém,  não é o bastante,  pois o governo brasileiro deveria se preocupar mais com essa questão,  e poderia demostrar essa preocupação com alguns atos simples; como: liberar mais verba para as escolas, para elas por sua vez,  poderem tomar as possíveis providências.  
 Essa é  uma questão bastante importante, e que deve ser analisada com cuidado, pois se não for, pode trazer uma série de outros problemas.  
 Existem outros lugares também que merecem a nossa atenção e a atenção do governo federal quando o assunto é estrutura adequada para deficientes.  Ex: Nem todos os ônibus das cidades possuem o elevador para os cadeirantes poderem entrar.  Isso é uma falta de respeito com o cidadão e também é algo a se pensar.

Alunos: Gleisiane,Vitória, Laiza, Maele eThaiarly
Série: 1º B, matutino

Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. 
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
O ProEMI atua no C.E.J.F.P nos turnos matutino e vespertino, sendo que só os alunos do 1º e 2º Ano (ensino médio) participam do projeto. Tem como coordenadora a professora Edla Cassia, com  projetos atuantes: Letramento , Iniciação Científica e Mídias.

Alunos: Luan, Mª Paula, Adriano, Lorena, Lucineide, Valéria, Grazyelle
Turma: 1º C, vespertino
Radio novela - Letramento







Charge 1: politica


http://michellyribeiro.com/2011/06/22/um-pais-que-se-cansou-do-mais-ou-menos/charge-politica-humor1/
Grupo: Vitória e Lais
Turma: 1º C, matutino

Violência Contra a Mulher

 A violência contra a mulher envolve os atos de violência, que se manifestam por  meio das relações assimétricas entre homens e mulheres, envolvendo por vezes discriminação e preconceito. A violência contra a Mulher pode assumir diversas formas que não uma agressão de natureza sexual e perversa no sentido psicanalítica do termo, formas mais sutis como assédio  sexual, discriminação, desvalorização do trabalho doméstico de cuidados coma família e maternidade.
Dentre as diferentes formas de violência de gênero falam da violência familiar ou violência doméstica e a violência no trabalho, que se manifestam através de agressões físicas, psicológicas e mulheres ou as meninas incluem o maltrato físico, assim como o abuso sexual, psicológico e econômica. No Brasil a lei no 10.778, de 24 de novembro de 2003 estabelece a amplificação obrigatória no territória nacional do caso de violência contra a Mulher.

Grupo: Edvânia, Denise , Camila Timoto, Celieny, Camila Silva e Vanissa
Turma: 1º D, vespertino

Cidadania com ética

Sabemos que a cidadania se constrói diariamente, nas pequenas ações, gestos que fazemos para com os outros, com a natureza ou em favor do bem comum.
Mas vivemos em um país com muitas coisas erradas, ouvimos e vemos atitudes de desrespeito à vida humana todos os dias, principalmente na televisão: violência, roubo, morte, drogas... Isso nos faz questionar: Onde está a cidadania? Onde está a tal ética?
Ética não é apenas para políticos. É para ser praticada por todos os seres humanos.
Precisamos correr atrás dos nossos direitos, mais nunca se esquecer dos nossos deveres e não ter medo de revindicar o que é nosso por direito.



Alunos: Sandy, Jairzia, Marla, Marcos
1º C matutino

Cultura Baiana

Minha Bahia, meu amor
Nessa terra a gente investe
Terra de fruta e de flor
Mostra a beleza do Nordeste
Com suas festas e danças
E a natureza do agreste.

Muito boa sei que é
Nessa terra todo dia
Tem forró, pagode, axé
Samba e muita folia
E comida se quiser
Tem o nosso acarajé.

Nos estádios ou nos campos
Futebol é só alegria
Tem quem goste do Vitória
Tem quem goste do Bahia
O importante é a harmonia
Almejando mais história.

Por aqui temos uma marca
Que a nossa capoeira
Já é marca registrada
Levo sempre na cabeça
Tá no sangue, no gingado
Da cultura brasileira.

Cores, danças, heranças
Representam nosso história
Se as meninas usam tranças
Os meninos usam rasta
Aprendemos na infância
Que herdamos lá da África.

Atenção a gente chama
Para a cultura popular
Não para adquirir fama
Muito menos difamar
Mas para mostrar que a gente ama
Nossa cultura baiana.

Autor: João Joás.

Grupo: João Joás, Bruna Lima, Raquelle Santana, Viviane Ferreira, Isabela Silva.
2° ano B, vespertino.


sábado, 23 de maio de 2015

Projeto de Mídias no Ferreira

No ano de 2015, com o ProEMI ( Projeto Ensino Médio Inovador) e um dos projetos é o projeto de Mídias no Ferreira, o blog do Ferreira Pinto será contemplado com postagens dos alunos do 1º e do 2º  ano do Ensino Médio do matutino e do vespertino. O objetivo é fomentar atividades que envolvam comunicação, cultura digital e uso de mídias e tecnologias, em todas as áreas do conhecimento no Colégio Estadual José Ferreira Pinto.

Viagem ao Museu de Ciências em SSA

Em 2014 o Museu Antares de Ciências e Tecnologia, participou de um projeto, Os Novos Talentos, promovendo cursos e oficinas sobre astronomia, com a participação de alunos do Ferreira Pinto. A finalização do curso ocorreu no dia 13 de maio de 2015 com a visitação a outros museus de ciências, na cidade de Salvador. Todas as atividades tiveram o objetivo de discutir temas da ciência mais antiga, a astronomia. 



















sexta-feira, 22 de maio de 2015

Elementos técnicos do vôlei

1. Posição fundamental (alta, média ou baixa)
Exigências técnicas
. Colocar os pés à largura dos ombros, um pé ligeiramente à frente do outro e os ombros ligeiramente avançados. Distribuir de forma uniforme o peso do corpo sobre os apoios (pés). Flectir ligeiramente os membros inferiores. Dirigir o olhar para cima e para frente. Posição baixa, posição média e posição alta.
2. Deslocamentos (frontais, laterais ou à retaguarda)
Exigências técnicas
. Adaptar a posição fundamental. Executar os deslocamentos de uma forma rápida e controlada, parando em equilíbrio. Não cruzar os apoios. Dirigir o olhar para a bola.
3. Passe alto de frente (em apoio)
Exigências técnicas
. Adaptar a posição fundamental (alta ou média). Colocar as mãos com os dedos bem afastados, à altura da testa, definindo um triângulo entre os indicadores e os polegares. Tocar a bola com as "pontas" dos dedos em simultâneo e à frente da testa. Colocar todo o corpo por baixo da bola no momento do toque. Participar com todo o corpo na execução do passe (extensão de todos os segmentos corporais). Dirigir o olhar para a bola. Passe alto de frente (sem apoio)



Alunos: Igor Vinicius, Igor Rangel, Adailson Lima, Wallison Profeta, Lucas Moreira, Ian Vitor
Série: 1º A, matutino