quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Projeto de Intervenção


 
A partir da elaboração do Projeto de Intervenção buscamos realizar alguns encontros de professores com o intuito de detectarmos as causas do baixo rendimento dos nossos educandos e como vem sendo desenvolvida a prática avaliativa nas salas de aula, já que os índices de aprendizagem constatados estão longe de serem os desejados pela escola. Com base nessa situação estamos discutindo as concepções de avaliação, ensino e aprendizagem trazidas no Projeto Político Pedagógico da escola visando aperfeiçoar a prática docente e conquistar melhores resultados tanto quantitativos quanto qualitativos.

Análise crítica do andamento da intervenção.

Realizamos um encontro contando com a participação da quase totalidade dos professores da escola, onde foram apresentados os índices do IDEB e do ENEM alcançados pelo Colégio Estadual José Ferreira Pinto, o que gerou uma grande inquietação pelos baixos índices apresentados. Fizemos algumas reflexões sobre as causas desses resultados e, a partir daí, tomou-se a decisão de realizar algumas intervenções no sentido de reverter o quadro apresentado. Para tanto, os professores foram divididos por área a fim de elaborarem um plano de ação de implementação imediata, procurando investir nas maiores dificuldades dos educandos: leitura, escrita e interpretação em todas as disciplinas, operações básicas e resolução de problemas nas disciplinas de exatas.
A partir de então, o Projeto de Intervenção começou a se delinear, e outras ações foram realizadas. Passamos a refletir sobre as teorias de avaliação que embasam atualmente a prática docente, bem como as concepções de ensino e de aprendizagem implícitas na prática pedagógica. Aplicamos um questionário com os professores com a finalidade de detectarmos as concepções dos mesmos e a que eles atribuíam os problemas que levam aos baixos índices de aprovação. Além disso, fizemos uma análise dos instrumentos de avaliação utilizados pelos mesmos.
Após essa etapa, iremos promover a reflexão sobre a linha teórica definida no PPP da escola (e que deve nortear a prática pedagógica dos docentes) em confronto com os resultados obtidos, discutir e analisar novas estratégias e instrumentos de avaliação que estejam de acordo com a avaliação formativa definida no PPP.

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