sábado, 18 de dezembro de 2010
CONFRATERNIZAÇÃO 2010 - AMIGA SECRETA
Realizamos hoje na Churascaria Querencia nossa confraternização de final de ano,agradecemos a presença de todos e todas,veja fotos.
PARABÉNS COLEGAS APROVADOS NA CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO!!!
Antonio Malvar (Educação Física)
Perícles Barbosa (Biologia)
Karine Risia (Geografia)
Cely Rios (História)
Edla Cassia Chalegre (Língua Portuguesa)
Marilva Cirqueira (Lingua Portuguesa)
Romilda Araujo(Língua Portuguesa)
Valdirene (Matemática)
Não Podia faltar nosssa Coordenadora:
Selma Mascarenhas (Pedagogia)
Sucesso Para todas e todos!
Perícles Barbosa (Biologia)
Karine Risia (Geografia)
Cely Rios (História)
Edla Cassia Chalegre (Língua Portuguesa)
Marilva Cirqueira (Lingua Portuguesa)
Romilda Araujo(Língua Portuguesa)
Valdirene (Matemática)
Não Podia faltar nosssa Coordenadora:
Selma Mascarenhas (Pedagogia)
Sucesso Para todas e todos!
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Eleições do Colegiado
O Colégio Estadual José Ferreira Pinto realiza hoje sua eleição para o Colegiado Escoalr.
O Colegiado Escolar é um espaço que favorece a análise e consolidação dos objetivos educacionais.Segundo Àvila (1980), o termo Colegiado refere-se a uma forma de governo ou administração na qual a direção é confiada não apenas a uma pessoa, mas a um conjunto de pessoas com igual autoridade, que unidas e solidárias tomam as decisãoes.Na constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 206, Inciso VI, Capírulo III, Título VIII, a gestão democrática está garantida. No Estado da Bahia, a Constituição Estadual de 1989, define em seu artigo 249, Inciso II, o colegiado Escolar como mecanismo de gestão democrática do ensino público.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Confraternização da EJA ,Turma 02 Exatas
Marinez e sua exuberância!
Profº Adriano Lima e seu discurso...
Nossas Meninas...
Sandra é só Coração...
Nossas Meninas...
Sandra é só Coração...
Realizamos nossa confraternização da EJA, é uma das melhores turmas do nosso colégio, uma turma predominantemente de mulheres,são 40 alunos,apenas cinco homens, se mantiveram firmes durante o ano inteiro e foram aprovados com louvor,todos atingiram as construções esperadas,não desistiram e planejaram uma ótima festa ... O professor Adriano, de Química abriu com um belo discurso as festividades (Amiga Secreta)também participaram das comemorações: Profª Almênia França (Matemática), Profª Aurea (Artes Laborais), Profª Rosângela Vasconcelos(Física) e ProfªIrma Teixeira (Biologia).
sábado, 4 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
PROJETO FEIRA DO CONSUMO
Projeto realizado pelas classes de 7ª série, turmas 1 e 2, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Andréa Pinheiro, tendo como objetivo levantar os hábitos de consumo dos adolescentes da escola e refletir sobre as diversas variáveis que interferem nos mesmos. Foram realizadas diversas pesquisas e a confecção de cartazes com a temática, além de reflexões sobre poder aquisitivo e consumismo. Além disso, foram feitas análises de diversas propagandas que induzem os adolescentes ao consumo, especialmente de objetos diversos, como roupas, bolsas, bonés, etc. de marcas valorizadas e desejadas pelos jovens.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Projeto de Intervenção
A partir da elaboração do Projeto de Intervenção buscamos realizar alguns encontros de professores com o intuito de detectarmos as causas do baixo rendimento dos nossos educandos e como vem sendo desenvolvida a prática avaliativa nas salas de aula, já que os índices de aprendizagem constatados estão longe de serem os desejados pela escola. Com base nessa situação estamos discutindo as concepções de avaliação, ensino e aprendizagem trazidas no Projeto Político Pedagógico da escola visando aperfeiçoar a prática docente e conquistar melhores resultados tanto quantitativos quanto qualitativos.
Análise crítica do andamento da intervenção.
Realizamos um encontro contando com a participação da quase totalidade dos professores da escola, onde foram apresentados os índices do IDEB e do ENEM alcançados pelo Colégio Estadual José Ferreira Pinto, o que gerou uma grande inquietação pelos baixos índices apresentados. Fizemos algumas reflexões sobre as causas desses resultados e, a partir daí, tomou-se a decisão de realizar algumas intervenções no sentido de reverter o quadro apresentado. Para tanto, os professores foram divididos por área a fim de elaborarem um plano de ação de implementação imediata, procurando investir nas maiores dificuldades dos educandos: leitura, escrita e interpretação em todas as disciplinas, operações básicas e resolução de problemas nas disciplinas de exatas.
A partir de então, o Projeto de Intervenção começou a se delinear, e outras ações foram realizadas. Passamos a refletir sobre as teorias de avaliação que embasam atualmente a prática docente, bem como as concepções de ensino e de aprendizagem implícitas na prática pedagógica. Aplicamos um questionário com os professores com a finalidade de detectarmos as concepções dos mesmos e a que eles atribuíam os problemas que levam aos baixos índices de aprovação. Além disso, fizemos uma análise dos instrumentos de avaliação utilizados pelos mesmos.
Após essa etapa, iremos promover a reflexão sobre a linha teórica definida no PPP da escola (e que deve nortear a prática pedagógica dos docentes) em confronto com os resultados obtidos, discutir e analisar novas estratégias e instrumentos de avaliação que estejam de acordo com a avaliação formativa definida no PPP.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Oficina de Direitos Humanos
A oficina acontece hoje(26/11/2010) e será parte da conclusão de curso sobre "Direitos Humanos e Diversidade",a mesma será ministrada por: Professora Alfreda Xavier,Irma Teixeira,e Karine Bonfim para as turma da EJA VII (Exatas e Humanas) e os temas trabalhados são:Violência Doméstica(Painel), Idosos(Criação de Texto0); Racismo(Música ,Ilustração); Limitações Físicas(Charge ); Exploração Infantil(ilustração de texto); Intolerância Religiosa (Produção de Poesias);
Homofobia(Acróstico). Os alunos após a construção dos trabalhos, fará apresentação e assim encerra-se as atividades.
Homofobia(Acróstico). Os alunos após a construção dos trabalhos, fará apresentação e assim encerra-se as atividades.
Aconteceu Hoje
A viagem Pedagógica foi um SUCESSO...
A viagem pedágócia interdisciplinar e participação no Projeto "Física em Espaços não formais" foi muito proveitosa,além de atingir todos os itens do planejamento ainda acrescentamos uma passagem pelo MAM(Museu de Arte Moderna) ou Solar do Unhão,alunos da 8ªSérie e 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Ferrreira Pinto aprenderam sobre: Aerodinânica,movimento,Mecânica,artes,Meio ambiente,Geografia Història e Literatura,dando enfoque especial a Africanidade, os meus sinceros agradecimentos a equipe : Rosana Lima de História,Magaly Barreto de Artes, Rosângela Vasconcelos de Matemática,Edna Suzart de Inglês, Perícles Barbosa de Quimica /Fisisca e Biologia),Carolina Lima de Biologia, as gestoras: Alfreda Xavier e Edla Chalegre pela colaboração e dispensa dos professores para que fosse realizada com segurança,conforto e pontualidade a viagem.
Agradecimento especial a minha querida Tamila Marques (Professora de Física e Mestranda da UFBA)que nos convidou para fazer parte dos seu projeto de Mestrado, jovem,competente e responsável além de linda, impecável no seu couidado em estar dando cada vez mais mostras de que a Educação vale a pena ,apesar das dificuldades encontradas para realização deste tipo de trabalho.
Obrigada aos pais que confiaram seus 43 filhos por 1 dia sob nossos cuidados.
Veja fotos da Viagem.
Agradecimento especial a minha querida Tamila Marques (Professora de Física e Mestranda da UFBA)que nos convidou para fazer parte dos seu projeto de Mestrado, jovem,competente e responsável além de linda, impecável no seu couidado em estar dando cada vez mais mostras de que a Educação vale a pena ,apesar das dificuldades encontradas para realização deste tipo de trabalho.
Obrigada aos pais que confiaram seus 43 filhos por 1 dia sob nossos cuidados.
Veja fotos da Viagem.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Capacitação em Direitos Humanos
As professoras do Colégio Estadual José Ferreira Pinto participam do Curso Direitos Humanos e Diversidade que está sendo realizado em Santa Bárbara, dois dias por semana,sendo ao todo 10 encontros, perfazendo 120h de estudos e oficinas,tem acontecido participações fantásticas dos moradores da região,muita criatividade nas oficinas e participação em massa dos cursistas,as professoras do Colégio Estadual José Ferreira Pinto que participam do curso são: A gestora,Alfreda Xavier (formação em Hisória), Karine Bomfim (Geografia) e Irma Teixeira(Biologia),aguardem as fotos dos momentos fascinantes do curso.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Viagem Pedagógica 2010
Finalmente vamos viajar novamente, e desta vez em parceria com a UFBA. Os alunos da 8ª Série do Colégio Estadual José Ferreira Pinto estão inseridos no projeto "A Física no Espaço Informal" os alunos do Mestrado em Física da Universidade Federal da Bahia:Tamila Marques e Vinicius serão monitores dos alunos, a viagem tem como principal alvo, incentivar os alunos para observarem e perceberem que a Física não está só nos cálculos dificies de dentro da sala de aula,a Física está em todos os espaços. A viagem pedagógia e vivência do Projeto será no dia 25/11.
Roteiro: Aeroporto onde acontece uma palestra com o Comandante da TAM, visita a uma aeronave e também um passeio pelo aeroporto Luis Eduardo Magalhães,seguindo para a Orla, Mercado Modelo,Elevador Lacerda, Centro Histórico, Plano inclinado,Praça da Inglaterra e Campo Grande.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
caracterização da escola
O Colégio Estadual José Ferreira Pinto foi criado em 18 de março de 1985, uma escola pequena para atender a uma população local e também reduzida. Com o passar dos anos e com o crescimento da população do bairro e do entorno, a escola passou por duas ampliações chegando hoje a condição de colégio de grande porte, com 19 salas de aula e cerca de 2000 alunos, distribuídos nos três turnos. O nome surgiu em homenagem ao político respeitado da sociedade feirense, tendo sido eleito para três legislatura como vereador e duas como vice-prefeito de nossa cidade. Tendo sido implantado o transporte coletivo nesta cidade e intelectual da criação e construção da Escola de 1º grau José ferreira Pinto.
Unidade escolar Colégio Estadual José Ferreira Pinto
Endereço Rua J, s/n – Conjunto Feira VI – Campo Limpo- CEP: 44.021.000
Telefones (75) 3224-0010 – 3224-0426
E-mail colegiojfp@ig.com.br
Home-page
Cadastro no MEC/Inep 29093546
Autorização de funcionamento Resolução de nº 09297, publicado no Diário Oficial de 23 de janeiro de 1998
Classificação IDEB 1ª a 4ª série 3,8 e 5ª a 8ª série 2,6
Modalidades de ensino Fundamental, Médio e EJA
Quantitativo de alunos 2000
O colégio possui uma diretora geral, professora Alfreda Maria Silva Campos Neta Xavier, três vices-diretores: Andréa de Souza Pinheiro Bastos Barreto, no matutino, Edila Cássia Menezes Ramos Chalegre, no matutino e Cláudio de Carvalho Santos, no noturno. Conta também com uma secretaria , Lindaura do Carmo Santana e uma coordenadora, Selma Mendes Souza Mascarenhas.
A escola dispõe de 19 salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo, cantina, secretaria, sala de professores, direção, vice-direção, sala de coordenação, sala de reprografia, quadra poliesportiva, campo de futebol de praia e estacionamento interno para professores e funcionários.
O Colégio Estadual José Ferreira Pinto, é uma escola de grande porte, localizada numa região periférica, e por isso atende a uma clientela bastante diversificada, ou seja, alunos de alguns distritos próximos, de bairros vizinhos, como Novo Horizonte, Sítio Novo, Bom Viver, Pau de Légua e George Américo e também do próprio bairro. Como a escola oferece o Curso da EJA no noturno, temos como clientela também alguns pais de estudantes.
Muitos de nossos alunos apresentam distorção idade/série e um número expressivo de abandono no turno noturno, além de rodízio de alunos, que ficam trocando de escola durante o ano.
As famílias, em sua maioria, enfrentam dificuldades de subsistência, sendo que grande parte não dispõe de moradia própria, o que provoca a inserção prematura dos estudantes no mercado de trabalho, e muitos, infelizmente, acabam por abandonar a escola.
Com um universo tão diversificado é de se esperar que haja também uma grande variedade de costumes e crenças, assim, as famílias dos nossos educando freqüentam diferentes religiões, destacando-se dentre elas as evangélicas e a católica e procuram por diversos meios de diversão dentro de suas possibilidades. Dessa forma não é comum, por exemplo irem ao cinema ou teatro, mas gostam de festas de pagode e ou de eventos ligados às igrejas das quais fazem parte. O esporte preferido é o futebol e a música que eles mais se identificam é o pagode.
Uma das principais dificuldades no processo de ensino é a falta de interesse na educação por parte dos alunos visto que o referencial familiar dos mesmos, em grande parte, não teve acesso ou não deu continuidade à sua educação formal. Muitos estudantes se mostram desinteressados, não se envolvem com o trabalho realizado, chegando mesmo a serem agressivos e desrespeitosos com os professores. Felizmente, essa não é uma postura comum a todos os educandos, pois a maioria apresenta um bom relacionamento com os professores e com os colegas. Mas é bastante evidente, porém, a ausência de acompanhamento por parte dos pais, que não cobram de seus filhos nem mesmo a realização das tarefas extraclasse que comumente são solicitadas, mas não são cumpridas.
O colégio está localizado no Conjunto Feira VI no bairro do Campo Limpo e tem como peculiaridade o fato de ser vizinho da Universidade Estadual de Feira de Santana. Por conta disso, vem se tornando, nos últimos anos, num bairro universitário, visto que vários prédios foram e continuam sendo erguidos com o objetivo de alugar para os estudantes da UEFS. A crescente procura de estudantes por aluguel de casas e apartamentos tem provocado uma grande movimentação financeira no Conjunto Feira VI, que não para de crescer em todos os seus aspectos. Assim, contamos com diversas casas comerciais de diferentes gêneros (restaurantes, bares, supermercados, lotérica, lojas de materiais de construção, farmácias, padarias, escolas, etc.), várias linhas de ônibus, posto de saúde, escolas da rede municipal, etc.
Todo o Conjunto Feira VI dispõe de rede de esgotamento sanitário, o que não ocorre no restante do bairro. Quanto à segurança, infelizmente, junto com o crescimento populacional do bairro, cresce também a violência, especialmente os assaltos a qualquer hora do dia.
Unidade escolar Colégio Estadual José Ferreira Pinto
Endereço Rua J, s/n – Conjunto Feira VI – Campo Limpo- CEP: 44.021.000
Telefones (75) 3224-0010 – 3224-0426
E-mail colegiojfp@ig.com.br
Home-page
Cadastro no MEC/Inep 29093546
Autorização de funcionamento Resolução de nº 09297, publicado no Diário Oficial de 23 de janeiro de 1998
Classificação IDEB 1ª a 4ª série 3,8 e 5ª a 8ª série 2,6
Modalidades de ensino Fundamental, Médio e EJA
Quantitativo de alunos 2000
O colégio possui uma diretora geral, professora Alfreda Maria Silva Campos Neta Xavier, três vices-diretores: Andréa de Souza Pinheiro Bastos Barreto, no matutino, Edila Cássia Menezes Ramos Chalegre, no matutino e Cláudio de Carvalho Santos, no noturno. Conta também com uma secretaria , Lindaura do Carmo Santana e uma coordenadora, Selma Mendes Souza Mascarenhas.
A escola dispõe de 19 salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo, cantina, secretaria, sala de professores, direção, vice-direção, sala de coordenação, sala de reprografia, quadra poliesportiva, campo de futebol de praia e estacionamento interno para professores e funcionários.
O Colégio Estadual José Ferreira Pinto, é uma escola de grande porte, localizada numa região periférica, e por isso atende a uma clientela bastante diversificada, ou seja, alunos de alguns distritos próximos, de bairros vizinhos, como Novo Horizonte, Sítio Novo, Bom Viver, Pau de Légua e George Américo e também do próprio bairro. Como a escola oferece o Curso da EJA no noturno, temos como clientela também alguns pais de estudantes.
Muitos de nossos alunos apresentam distorção idade/série e um número expressivo de abandono no turno noturno, além de rodízio de alunos, que ficam trocando de escola durante o ano.
As famílias, em sua maioria, enfrentam dificuldades de subsistência, sendo que grande parte não dispõe de moradia própria, o que provoca a inserção prematura dos estudantes no mercado de trabalho, e muitos, infelizmente, acabam por abandonar a escola.
Com um universo tão diversificado é de se esperar que haja também uma grande variedade de costumes e crenças, assim, as famílias dos nossos educando freqüentam diferentes religiões, destacando-se dentre elas as evangélicas e a católica e procuram por diversos meios de diversão dentro de suas possibilidades. Dessa forma não é comum, por exemplo irem ao cinema ou teatro, mas gostam de festas de pagode e ou de eventos ligados às igrejas das quais fazem parte. O esporte preferido é o futebol e a música que eles mais se identificam é o pagode.
Uma das principais dificuldades no processo de ensino é a falta de interesse na educação por parte dos alunos visto que o referencial familiar dos mesmos, em grande parte, não teve acesso ou não deu continuidade à sua educação formal. Muitos estudantes se mostram desinteressados, não se envolvem com o trabalho realizado, chegando mesmo a serem agressivos e desrespeitosos com os professores. Felizmente, essa não é uma postura comum a todos os educandos, pois a maioria apresenta um bom relacionamento com os professores e com os colegas. Mas é bastante evidente, porém, a ausência de acompanhamento por parte dos pais, que não cobram de seus filhos nem mesmo a realização das tarefas extraclasse que comumente são solicitadas, mas não são cumpridas.
O colégio está localizado no Conjunto Feira VI no bairro do Campo Limpo e tem como peculiaridade o fato de ser vizinho da Universidade Estadual de Feira de Santana. Por conta disso, vem se tornando, nos últimos anos, num bairro universitário, visto que vários prédios foram e continuam sendo erguidos com o objetivo de alugar para os estudantes da UEFS. A crescente procura de estudantes por aluguel de casas e apartamentos tem provocado uma grande movimentação financeira no Conjunto Feira VI, que não para de crescer em todos os seus aspectos. Assim, contamos com diversas casas comerciais de diferentes gêneros (restaurantes, bares, supermercados, lotérica, lojas de materiais de construção, farmácias, padarias, escolas, etc.), várias linhas de ônibus, posto de saúde, escolas da rede municipal, etc.
Todo o Conjunto Feira VI dispõe de rede de esgotamento sanitário, o que não ocorre no restante do bairro. Quanto à segurança, infelizmente, junto com o crescimento populacional do bairro, cresce também a violência, especialmente os assaltos a qualquer hora do dia.
Assinar:
Postagens (Atom)