quarta-feira, 23 de abril de 2014




UTILIZAÇÃO CONSCIENTE DA ÁGUA

Hoje tivemos a visita de uma equipe da Embasa, composta por Rubia Carla Freitas e Janete de Souza Brito, assistentes sociais e Edilane Santos Moreira e Marcos Vinicius Soares, mobilizadores, realizando palestras nos turnos vespertino e noturno, sobre o uso consciente da água bem como a necessidade da preservação das nascentes. Visto que a água se tornará um dos mais valiosos tesouros que possuímos. 










RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM


O RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM está acontecendo no Ferreira Pinto com muitas novidades. A Professora Lúcia Doraildes desenvolveu em sala de aula trabalhos com rótulos , produzindo situações problemas do cotidiano, envolvendo as quatro operações e porcentagens.


terça-feira, 15 de abril de 2014

Programa MAIS EDUCAÇÃO

 O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial 17/2007 e regulamentada pelo Decreto 7083/2010, estabeleceu como estratégia do Ministério da Educação como forma de induzir a ampliação a Jornada Escolar e organizar a grade curricular na Perspectiva da Educação Integral.

O Colégio Estadual José Ferreira Pinto já possui o Programa desde 2011 e conta com aproximadamente 300 alunos do Ensino Fundamental. De acordo com o projeto,escolhemos os seguintes macro campos : Acompanhamento Pedagógico, Esporte e Lazer , Promoção da Saúde, Cultura e Artes.

A música faz parte do macro campo Cultura e Artes e estão sendo desenvolvidas atividades de teoria vocal, teclado, violão e flauta doce. Abaixo, a Professora Maria Luiza Almeida - coordenadora do Programa no Ferreira Pinto, recepciona os alunos no Ministério Semear ( Parceira no Programa ) para mais um encontro com a Professora de música Sônia Vinhote.







quarta-feira, 9 de abril de 2014

ALUNO: Nosso bem maior







Alunos da 6ª série - matutino

PIBID - GEOGRAFIA








A Professora Geanne Brito apresentou na AC de Ciências Humanas do dia 08 de abril  o Subprojeto do PIBID - Geografia  que será desenvolvido nesta Unidade de Ensino pelos bolsistas  da UEFS e supervisionado por ela e pela Profª Karine Risia.  

segunda-feira, 7 de abril de 2014

REUNIÃO PEDAGÓGICA

Direção, articuladores de área, coordenadores de projetos e  colegiado escolar estiveram reunidos no último dia 05 de abril para planejar as ações do FERREIRA PINTO  deste primeiro semestre  . Vale salientar que o empenho  em desenvolver uma educação com qualidade é a marca desta Equipe. 




GESTAR NA ESCOLA

Aconteceu no último dia 24 de março a Vídeo Conferência de abertura oficial dos Programas GESTAR e CIÊNCIA NA ESCOLA. O evento contou com a participação dos alunos da 7ª série  C e F e dos Professores de Língua Portuguesa Maria Manoela Cardoso e de Matemática Ana Maria Benevides e Maria Aldilene Lago , além da articuladora do GESTAR/Matemática, Profª Debora Chislene Oliveira que providenciou toda a estrutura para o sucesso do evento na Sala de Vídeo da Unidade Escolar. Parabéns Professoras , vocês fazem a diferença nesta Escola.







sábado, 5 de abril de 2014

III SEMANA NACIONAL DO CÉREBRO

O Colégio Estadual José Ferreira Pinto participou da III Semana Nacional do Cérebro com a apresentação de duas palestras no dia 14 de março de 2014. A primeira palestra foi apresentada no turno vespertino sobre "A Sensopercepção e suas alterações" pelo Prof. Tarciso Maia. No turno noturno os alunos do EJA tiveram a oportunidade de participar da palestra "Acidente Vascular Cerebral e Hipertensão" apresentada pelos professores Tarciso Maia e Carolina Lima. A presente atividade foi a primeira ação do PIBID de Biologia na nossa IInstituição!